5 tecnologias que estão transformando o mercado de seguros

digtial-business-PXMLYKQ-compressed

O mundo mudou e as seguradoras precisam mudar para não ficar para trás. Mas para que isso aconteça, é preciso repensar a maneira de fazer negócios, o que pode ser alcançado através da transformação digital.

Se você não sabe por onde começar, continue neste artigo e confira as cinco tecnologias que estão provocando grandes transformações no mercado de seguros. 

As informações foram coletadas no portal da EY.

Contato digital e omnichannel

A transformação digital está transformando os  consumidores, em pessoas que possuem necessidades cada vez mais complexas e nunca estiveram tão bem informados para comprar ou contratar algum serviço. Eles querem uma comunicação cada vez mais próxima, personalizada e digital. 

Para atender essa demanda, as empresas precisam oferecer uma experiência ominichannel. Ou seja, todas as formas de contato com o cliente, tanto online como offline, devem estar alinhadas e atuando de maneira cooperativa. 

No caso dos seguros, o interessado poderia acessar um portal digital para um primeiro contato, onde já teria acesso a algumas propostas online, tirar dúvidas e até, quem sabe, já assinar a apólice por meio de assinaturas digitais, evitando uma reunião presencial, além de efetuar pagamentos e consultas através de smartphones, o que trará uma experiência plenamente satisfatória para o consumidor.

Oferecer essas experiências para o segurado é fundamental para o futuro da sua seguradora.

Big data e analytics

Com o avanço e a popularização da internet das coisas (IOT), redes sociais e smartphones, um volume cada vez maior de dados sobre os usuários é gerado a todo momento. Por isso, é essencial ter a capacidade de acessar, interpretar e utilizá-los para potencializar o desempenho da sua seguradora.

Através de sistemas de big data e analytics é possível, por exemplo, conhecer melhor os hábitos do seu possível cliente, ter um cálculo realista do risco de ocorrerem sinistros e elaborar apólices com valores mais precisos, baseados em dados e informações confiáveis.

Cybersecurity

As pessoas conectadas 24 horas por dia geram muitas possibilidades positivas de negócios, mas também abrem as portas para criminosos do mundo cibernético.

Por isso, é fundamental que os sistemas da sua seguradora estejam preparados e possuam alto nível de cybersecurity, de modo a não expor os dados dos seus segurados a criminosos virtuais.

Além disso, o seguro contra riscos cibernéticos é uma realidade na indústria. Empresas que não oferecem proteção contra extorsão e roubo de dados digitais estão perdendo oportunidades de negócios.

Transformação de sistemas legados

Sistemas legados são softwares e meios técnicos antigos e ultrapassados que ainda operam nas organizações, muitas vezes com valores altos de operação e manutenção. Fazer a transformação desses sistemas é essencial para o aumento da produtividade e a redução de custos.

Algumas possibilidades são o desenvolvimento de portais de comunicação para a seguradora, corretores e clientes, o desenvolvimento de novos softwares de gestão, ou mesmo a terceirização completa da área de tecnologia da empresa através de serviços de outsourcing.

InsurTech e blockchain

As InsurTechs e o blockchain forçam empresas já consolidadas a buscarem inovação e tecnologia para enfrentar a concorrência de startups baseadas nessas tecnologias. 

Porém, essas startups podem ser parcerias valiosas para oferecer serviços mais próximos e uma melhor experiência para o seu segurado. 

Além disso, as seguradoras precisam estar conectadas e alinhadas com as FinTechs para proporcionar acesso mais fácil e rápido à aquisição e pagamentos de seguros.

Se a sua seguradora precisa implementar essas tecnologias ou mesmo passar por uma revolução digital completa, aqui na Viceri temos um time especializado nesse mercado. Confira nossas soluções e comece a transformar o seu negócio. 

0 Gestei
0 Não gostei

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *