Transformação Digital

4 Benefícios que empresas de seguros podem ter ao adotar o Big Data

08/04/21 por Washington Fray

Os gestores de empresas de seguros encontram no big data o ponto de equilíbrio para atender a demanda do consumidor da forma mais adequada possível.


A partir do cruzamento, organização e estruturamento dos dados empresariais, as organizações conseguem personalizar cada vez mais seus produtos e serviços.


Com base em diferentes fontes de coleta de informações, os sistemas conseguem determinar o preço mais atrativo de apólices.


Por outro lado, com a ajuda do big data, os gestores da área de seguros têm maior precisão sobre a avaliação de riscos para cada caso.


Atualmente, sabemos que esta ferramenta permite a conexão entre produtos e tem a capacidade de colher informações de qualidade.


Consegue imaginar a importância deste sistema para o mercado de seguros e suas diversas modalidades? 


Por exemplo, sua empresa certamente oferece se não todos, pelo menos um destes serviços de seguro: vida; automóvel; residência.


Exatamente pela diversidade de produtos deste segmento, muito além dos citados acima, a tendência para o setor integra o diálogo com a tecnologia.


Portanto, chegou a hora de você entender como sua empresa pode usar as informações do cliente para montar estratégias mais assertivas e, claro, seguras.

Benefícios do big data para empresas de seguros

Fique conosco até o final deste artigo e conheça as principais vantagens que a análise de dados oferece para o seu negócio:

  • Integração de sistemas

  • Soluções personalizadas

  • Prevenção virtual

  • Satisfação do cliente

Integração de sistemas

Uma das vantagens que o big data entrega para as empresas seguradoras envolve a integração de produtos e serviços de acordo com o consumidor.


Por exemplo, dentro do sistema baseado em dados, os clientes conseguem visualizar seus diferentes seguros, como casa e automóvel, ao mesmo tempo.


Assim, as empresas passam a reunir informações estratégicas que detalham cada vez mais os perfis de consumidor que fazem parte da base.

Soluções personalizadas

Outro benefício que a tecnologia de big data oferece para as seguradoras é o desenvolvimento de soluções personalizadas.


Ou seja, o sistema inteligente consegue oferecer os benefícios de acordo com a necessidade de cada cliente, tanto up-selling, quanto cross-selling.


Em outras palavras, o gestor de seguros tem a possibilidade de oferecer novos produtos ou agregar serviços, desde que façam sentido para o contratante.

Prevenção virtual

Prever possíveis ameaças ao sistema também faz parte das tarefas que o big data exerce na operação das empresas de seguros.


Certamente, a tecnologia é determinante para este processo e ela responde por um dos pilares do conceito de big data.


Ameaças e ataques virtuais tornam-se menos eficazes em sistemas modernos de estrutura de dados e só essa vantagem basta para muitos gestores e líderes do setor.

Satisfação do cliente

Nada melhor para os gestores do que ter insights que realmente tragam retorno e melhorem os resultados da operação, certo?

Nesse sentido, a análise dos dados ajuda os líderes a entender o comportamento do consumidor e isto impacta positivamente em estratégias de marketing.


Com base nas informações coletadas, as estratégias podem ser revisadas ou reestruturadas, desde que leve a empresa a atingir a satisfação do seu consumidor.


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